5 animes que “mudaram minha vida”

21 de agosto de 2019

Acredito que assistir animes é um dos meus passatempos preferidos desde que eu era muito pequeno. Sem dúvidas, uma parte da minha geração cresceu assistindo as animações japonesas na TV Manchete, no SBT e na Band. Sem esquecer, é claro, da TV Globinho.

Quem não lembra de ver os clássicos Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Pokémon? Tempos incríveis para quem foi criança no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Ou vai dizer que você não levantou a mão também e ajudou o Goku a fazer a Genkidama?

Mesmo adulto, durante e depois de fazer faculdade, continuei acompanhando algumas séries de animação japonesas. Algumas delas não são tão populares como as que citei antes. Então, resolvi fazer uma lista de animes que eu “mudaram minha vida”.

Beck: Mongolian Chop Squad (2004–2005)

Você gosta de música? Tem banda ou deseja ter uma? Então, você precisa assistir Beck: Mongolian Chop Squad. Inspirado nos mangás de Harold Sakuishi, a história gira em torno do jovem Yukio “Koyuki” Tanaka: um garoto de 14 anos, tímido e com uma vida monótona. 

Tudo muda quando ele encontra um estranho cachorro chamado Beck. Após salvar o cão de ser maltratado por um grupo de garotos, ele conhece o dono Ryuusuke Minami. Um rapaz nipo-americano de 16 anos é guitarrista de uma banda americana.

Em pouco tempo, ele influencia Koyuki que decide tocar guitarra também. Assim, no decorrer da história, os dois montam uma banda chamada Beck e iniciam a carreira na música ao lado de outros personagens também músicos.

Lista de Animes Beck

Paralelamente aos shows e a evolução musical do protagonista Koyuki, o anime apresenta um pouco do conturbado passado de Ryuusuke e de seu estranho cachorro. Tudo isso combinado com uma trilha sonora bem interessante com bandas como Beat Crusaders.

Outra coisa interessante são as constantes referências a bandas reais como Rage Against the Machine, Red Hot Chili Peppers, Oasis e outros famosos dos anos 1990. Por exemplo, alguns integrantes desses grupos inspiraram os personagens da animação.

Cowboy Bebop (1998)

Para quem pensa que animes são coisas infantis, a recomendação é assistir Cowboy Bebop. Dirigido por Shinichiro Watanabe e escrito por Keiko Nobumoto, a série é uma obra das animações japonesas.

Em 2071, a tecnologia evoluiu ao ponto que permitiu os habitantes da Terra pudessem colonizar outros planetas do Sistema Solar. Por outro lado, o aumento populacional fez com que o número de criminosos crescesse igual pelo espaço.

Em Cowboy Bebop, acompanhamos os caçadores de recompensa Spike Spiegel e Jet Black em suas missões abordo da nave Bebop. Durante essa jornada, eles encontram outras personagens como a “vigarista” Faye Valentine, a jovem prodígio Ed e o cachorro modificado Ein.

Lista de Animes Cowboy Bebop

Esse é um dos animes que são um ponto fora da curva. A animação tem elementos de cinema noir e dos filmes de kung fu sessentistas. Por isso, vemos personagens bem contemplativos sobre suas vidas e o cotidiano solitário na nave. Assim como Spike praticando o mesmo estilo de luta de Bruce Lee.

Além disso, a trilha sonora é composta pelo estilo de jazz Bebop, bem diferente dos anime songs que conhecemos. A influência do rock e do blues também pode ser vista no título de certos episódios como Honky Tonk Women e Bohemian Rhapsody.

Samurai Champloo (2004)

Outro trabalho de Shinichiro Watanabe aqui nesta lista de animes, Samurai Champloo vai um pouco na contramão de Cowboy Bebop. Apesar da forte conexão com a música, ele traz uma história mais leve, mais bem-humorada e que pode agradar o público feminino.

Em uma versão alternativa da Era Edo (1603 – 1868) no Japão, a jovem Fuu sai em busca do samurai com cheiro a girassol. No caminho, ela encontra dois samurais ronins: Mugen e Jin. O primeiro é um vagabundo com imensa agilidade, enquanto o segundo é um respeitoso guerreiro com habilidades clássicas. 

Após ambos perderem uma aposta, eles seguem a garota em sua missão de viajar entre os extremos da ilha japonesa. Cada episódio mostra o trio se envolve em confusões, ao mesmo tempo em que eles amadurecem juntos e encontram figuras histórias do Japão.

Lista de Animes - Samurai Champloo

No início, Samurai Champloo pode parecer um anime muito bobo, mas o desenvolvimento dos personagens é bem rico. Principalmente, todo o arco da protagonista Fuu. Tudo isso fica mais incrível por conta da animação bem colorida e cheia de vida.

Como dito, a música é um elemento presente na história. Por exemplo, a trilha sonora é feita por artistas japoneses de hip hop como Nujabes e Force of Nature. Além do estilo de luta de Mugen lembrar bastante os dançarinos de break dance.

One Punch Man (2015 –)

Assim como Cowboy Bebop, One Punch Man é outro anime que é um ponto fora da curva. Inspirado na história do web mangá do mangaká One, ela mostra a história do jovem Saitama: um rapaz que treinou tanto que pode derrotar qualquer ser com apenas um soco.

Sim, o personagem é basicamente invencível e por isso leva uma vida de “herói por hobby”. Usando bastante do humor, a animação brinca com os vários clichês do estilo shonnen, os mangás e os animes para jovens garotos adolescentes.

Genos, ciborgue “aprendiz” de Saitama, é um ótimo exemplo disso. Ele representa o estereótipo do herói tradicional dessas histórias. Ou seja, tem um passado cheio de traumas e busca vingança ao derrotar o vilão que destruiu sua família (ou vila).

Lista de Animes - One Punch Man

Enquanto isso, Saitama é um personagem totalmente oposto. Desligado e às vezes inocente, ele tenta levar uma vida tranquila. Apesar de, em alguns momentos, ser uma pessoa frustrada por nunca encontrar um adversário à altura.

A primeira temporada de One Punch Man está disponível no Netflix. Enquanto isso, a segunda temporada estreou no Japão em abril e o último episódio foi ao ar em julho. Porém, ainda não tem previsão de chegar à plataforma de streaming.

My Hero Academia (2016 –)

My Hero Academia é um dos animes de maior sucesso da atual geração. Depois de ver as três primeiras temporadas é fácil entender por que ele se tornou um fenômeno no Japão. Provavelmente, ele também conquistará o mundo em breve.

Dentro do universo da animação, 80% das pessoas possuem individualidades. Ou seja, habilidades especiais que podem ser aplicadas ao seu dia a dia ou profissão. Com isso, algumas delas se transformam em heróis.

Na história, acompanhamos Midoriya “Deku” Izuku, um garoto que sonha um grande herói, mas nasceu sem nenhuma individualidade. Porém, sua vida muda completamente quando ele conhece pessoalmente seu maior ídolo, o poderoso All Might.

Lista de Animes - My Hero Academia

A partir daí, o anime mostra a jornada de Deku em busca de ser o maior herói de todos os tempos. Com a ajuda de All Might, ele entra para uma escola especial para jovens que desejam seguir uma carreira heroica e disputa atenção com os rivais Katsuki Bakugo e Shota Aizawa.

Na minha visão, My Hero Academia é combinação dos X-Men com Harry Potter. Digo isso, porque ele mostra os personagens aprendendo a lidar com suas individualidades em um colégio especial. Ao mesmo tempo, mostra o amadurecimento pessoal de cada um deles.

A animação tem traços bem bonitos e o design dos personagens a cada temporada evolui bastante. É difícil não ficar tentado a comprar um action figure dos protagonistas da história.

Todas as temporadas de My Hero Academia estão disponíveis na plataforma Crunchyroll com legendas em português. Então, não perca a oportunidade de acompanhar esse anime.

Bom, essa foi a minha lista de animes que “mudaram minha vida”. E você? Tem algum anime que você gostaria de recomendar? Deixe nos comentários!


Comentários

O Mundo Sem Joey - Comentários